« BACK TO FORUM
Author |
Post
|
 |
|
Luciana Brasil
Joined: Jun 3, 2008
Posts: 106 (view all)
Poster Rank:
Chatterbox
User is
Offline
Gender & Age: Female & 27
Country: Brazil Province/State: Distrito Federal City: Brasília
|
Burcas não têm lugar na França, diz Sarkozy
June 22, 2009 - 04:41 PM
|
|
Sei que não tem a ver com o Brasil, mas achei interessante!
Ele disse que a questão não é religiosa, mas de liberdade e de dignidade.Parlamentares propuseram combate ao crescente uso do véu.
Da Reuters
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta segunda-feira (22) que as burcas, vestimenta que cobre todo o corpo da mulher, dos pés à cabeça, escondendo seu rosto, não têm lugar na França, já que são um símbolo de subjugação da mulher.
Durante um discurso solene ao Parlamento sobre uma ampla gama de assuntos, Sarkozy apoiou uma iniciativa lançada na semana passada por parlamentares que expressaram preocupação com o crescente uso de burcas na França.
"A questão da burca não é uma questão religiosa, é uma questão de liberdade e de dignidade das mulheres", afirmou Sarkozy durante uma sessão conjunta das duas Casas do Parlamento, realizada no Palácio de Versailles.
"A burca não é um símbolo religioso, é um símbolo da subjugação, da subjugação das mulheres. Quero dizer solenemente que não será bem-recebida em nosso território", afirmou, recebendo fortes aplausos.
Numa iniciativa multipartidária, 60 parlamentares propuseram a uma comissão parlamentar que examine a disseminação da burca e encontre meios de combater a tendência. Referindo-se a essa proposta, Sarkozy disse que é a maneira correta de proceder.
"Tem de haver um debate e todas as posições têm de ser apresentadas. Que melhor lugar para isto do que o Parlamento? Eu digo a vocês: não temos de nos envergonhar de nossos valores, não temos de ter medo de defendê-los", disse ele.
O debate sobre a burca é resquício de uma controvérsia sobre o uso de véus por meninas muçulmanas na sala de aula, que inflamou a França por uma década. Por fim, em 2004 foi aprovada uma lei que proíbe estudantes de usarem símbolos claros de sua religião nas escolas do Estado.
Críticos dizem que a lei estigmatizou os muçulmanos em um momento em que o país deveria estar combatendo a discriminação nos mercados de trabalhos e imobiliário, que causa uma divisão entre a maioria da sociedade e muitos jovens descendentes de imigrantes.
|
|
back to top |
link to this post
|
|
João Miguel
Joined: Jun 19, 2005
Posts: 5 (view all)
Poster Rank:
User is
Offline
Gender & Age: Male, 24
Country: Brazil
Province/State: Ceara City: Fortaleza
|
Re: Burcas não têm lugar na França, diz Sarkozy
October 21, 2009 - 10:32 PM
|
|
Críticos dizem que a lei estigmatizou os muçulmanos em um momento em que o país deveria estar combatendo a discriminação nos mercados de trabalhos e imobiliário, que causa uma divisão entre a maioria da sociedade e muitos jovens descendentes de imigrantes.
Concordo. Uma república fundada em ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, como é a França, deve se pautar por esses ideais. Mas a intenção de República laica está no funcionamento do Estado, que não deve priorizar ou discriminar religiões; deve, também, permitir o livre exercício de religões por sua população. Mesmo que as escolas sejam públicas/do governo, elas frequentadas por estudantes, por cidadãos, que tem suas crenças e deveriam ter liberdade de exercê-las. Claro, isso de modo a não prejudicar ninguém. A burca é considerada símbolo de subjugo feminino por populações de aporte cultural que trabalha com esses valoes. Esses são valores ocidentais; muçulmanos tem outros; do mesmo modo que hingus e taoístas tem outros valores. É muita pretensão ocidental se colocar superior aos muçulmanos apenas pelo desejo de ser superior, e iniciar ações contra costumes dos outros. E, por fim, essa é a questão: o outro. Existe uma (re)valorização do eu-de-dentro e menosprezo pelo outro-de-fora. O outro pode ser perigoso, é isso?
|
|
back to top |
link to this post
|
|
|
Display posts from:
|
« BACK TO FORUM
|
Forum Jump:
|
All times are GMT-05:00
|
» Check that you are logged in!
You cannot create new threads in this forum
You cannot post replies in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot edit/delete your posts in this forum
|
|
Administrators:
anuriandima84, Liamjod, senahussain, tayenglish
|
|