« VOLTAR AO FÓRUM
Autor |
Enviar
|
 |
|
FREITAS
União: Nov 6, 2005
Envios: 1
Mensagem Superior:
Língua - Travada
Usuário está
Offline (Fora de conexão)
Gênero & Idade: Masculino & 28
País: Brasil Província/Estado: Bahia Cidade: Salvador
|
Juventude Negra em Pernambuco
November 17, 2006 - 01:29 PM
|
|
Há hoje, uma verdadeira guerra de extermínio não declarada contra a juventude brasileira, especialmente contra a juventude negra e das periferias das grandes cidades. Alvos da violência policial ou dos grupos paramilitares, nossos jovens das periferias, muitos deles desempregados, estão sendo simplesmente executados.
A violência e às péssimas condições de vida, de abandono agravadas pelas medidas do governo atual que se nega sistematicamente a fazer na área social os investimentos que prometeu.
A juventude masculina negra é o principal grupo vulnerável à violência urbana e policial, representando a maioria das vítimas de tortura e de homicídio, assim como é o segmento feminino negro o principal grupo vulnerável à impunidade da violência sexista, traduzida na omissão estatal quanto à defesa social das mulheres negras vítimas de violência doméstica, bem como na omissão quanto à saúde pública, em que são as mulheres jovens negras as maiores atingidas pela ausência de políticas de direitos sexuais e reprodutivos. Sendo traçado um diagnóstico concreto, em que o quesito raça/cor delineie os números reais dessas várias formas de violência racial, teremos a comprovação daquilo que sempre denunciou o movimento negro: vivemos sob um verdadeiro genocídio contra o povo negro brasileiro, de acordo mesmo com o conceito da Convenção da Assembléia da ONU.
Esses mesmos jovens que, além de sofrer o habitual preconceito por parte dos que se consideram adulto, sofrem também por serem negros ou negras, por não terem tido oportunidade de estudar ou por não conseguirem um emprego.
E é essa juventude excluída que mais uma vez expressa sua insatisfação, a sua vontade de mudança e levanta suas barricadas de resistência. E divulga suas opiniões através da produção cultural de movimentos que fazem uma crítica contundente à sociedade e a outros tipos de manifestações artísticas convencionais (Hip-hop, Maracatu, Afoxé e outras expressões artísticas).
Os sucessivos governos seguem ignorando a juventude. As iniciativas são pontuais e fragmentadas, apesar de sua numerosa presença na sociedade.
Temos, portanto, o desafio de reconhecer que estamos em plena operação de um Estado com elementos ditatoriais, em que há um grupo vulnerável bem definido para a ação de extermínio, de genocídio, de repressão policial e de exclusão socioeconômica: a população negra, com especificidade à sua juventude e às mulheres, continua, desde quinhentos anos atrás, a ser oprimida por um Estado segregador, desigual e violador de direitos humanos em todas as suas dimensões.
FREITAS
|
|
link para essa mensagem/ post
|
|
Elaine Cris C.
União: Dec 29, 2005
Envios: 101
Mensagem Superior:
Tagarela
Usuário está
TIG Staff
Gênero & Idade: Feminino, 32
País: Brazil
Província/Estado: São Paulo
|
Re: Juventude Negra em Pernambuco
November 18, 2006 - 01:38 PM
|
|
Olá Freitas!
Essa realidade é muito triste!
A desigualdade é gritante!
Às vezes parece que seria preciso acabar com esse mundo e contruir outro completamente diferente, em cima de valores que foram esquecidos!
Em cima de sentimento e justiça!
O governo tem que atuar, claro, mas a sociedade precisa se unir acima de qualquer coisa para lutar, enfrentar e cobrar, deixar de ser conformada, principalmente!!!!!
O Governo tem que administrar direito, mas a sociedade precisa agir, cobrar, todos juntos fazemos a mudança, não só ou principalmente o Governo!
Na minha modesta opinião, claro!
Muitas vezes eu tenho vontade sumir, de desistir com a realidade que vejo, mas não é assim, pessoas conscientes como você precisam encontrar outras na mesma sintonia para realizarem um trabalho forte!
Idéias surgem, mas sozinho fica quase impossível colocar em prática! Digo isso pois sinto isso sempre, vivo muito só e não encontro eco nos outros...mas pequenas ações ajudam muito, como essa sua de descrever aqui essa situação trágica!
Esse espaço foi feito para pessoas que não estão satisfeitas com o rumo do mundo!A solução ainda não sabemos, mas não podemos perder a força!
um abraço e obrigada, continue...
Elaine
|
|
|
|
hugo miguel goncalves
União: Mar 16, 2007
Envios:
Mensagem Superior:
Língua - Travada
Usuário está
Gênero & Idade: Masculino, 21
País: Portugal
Província/Estado: Braganca Cidade: Vila Nova da Rainha
|
March 16, 2007 - 08:50 AM
|
|
na relidade a meu ver esta questao e critica posso mesmo msm dizer que e mais que gritan e sim desumano.
|
|
|
|
EDUCAPAZ 2004
União: Jun 21, 2004
Envios: 1
Mensagem Superior:
Língua - Travada
Usuário está
Gênero & Idade: Masculino, 60
País: Brazil
Província/Estado: São Paulo Cidade: Franco da Rocha
|
October 13, 2007 - 08:13 AM
|
|
[b]Minhas saudações.
Vivemos tempos tumultuosos, onde a preocupação com a degradação do Eco-Sistema têm levado muitos a lutarem pela preservação do meio ambiente. O aquecimento global aí está, fazendo estragos, e muito pouca coisa têm sido feito, pelo Poder Público, para a solução do problema. A cada dia que passa, o degelamento das calotas polares, o rombo na camada de ozonio, cada vez mais aumenta.
Além de tudo isso, no Brasil, principalmente na periferia das grandes cidades, enfrentamos os problemas da fome, da miséria, do analfabetismo, da violencia, do sectarismo, da discriminação, do racismo social, de cor de raça, e principalmente, o uso indevido de substâncias psicoativas (drogas, álcool e cigarro), que é o flagelo de nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres principalmente e idosos.
Como Educador Social, vivendo na períferia de São Paulo, no olho crítico de area de risco, vendo de perto o flagelo humano, criei o Projeto Educando Para a Paz ( www.educapaz.k6.com.br)
Visitando o Site, www.educapaz.k6.com.br, os senhores e senhoras, que se preocupam com a mudança de comportamento dentro de uma sociedade produtiva, mas com nichos de fome, miséria, violência, etc, podem cooperar com o alavancamento deste Projeto Educando Para a Paz.
Para o desenvolvimento do Projeto Educando Para a Paz, eu quero criar o Instituto Educando Para a Paz, mas para isso necessito de apoio financeiro para tanto, e de pessoas que, de fato se interessem pela luta contra a miséria humana.
Fora da Educação para a Paz, não há uma outra forma para eliminar os problemas sociais gravíssimo que temos. Grupos se formam, devido o capital financeiro que possuem os seus membros, para cuidarem apenas de seus interes, tais como, associações de acidentes aéroviários, catastrofes e outras coisas mais.
Eu preciso de ajuda para colocar este Projeto em Funcionamento. Já faz cinco anos que venho lutando, e agora desejo, antes de passar deste plano espiritual para o outro, ver este Projeto implantado. Dependo de você. Junte-se a mim. Vamos sair da teoria e vamos à pratica. SouVoluntário da Cruz Vermelha Brasileira, Filial de São Paulo; Membro da Anistia Internacional; Conselheiro de Atenção à Droga e Álcool; Educador Social.
Eu agradeço a vossa participação nesta discussão. Vamos Educar para a paz, que custa muito menos do que manter um preso, seja ele menor ou maior de idade.
A Palavra e a Proposta está com vocês.
Presbítero JC Pereira
13 de Outubro de 2007
Franco da Rocha - São Paulo - Brasil
Meu E-mail:
educapaz2004@yahoocom.br
insodes@hotmail.com
presbiterojcpereira@gmail.com
Meus Web Site:
www.educapaz.k6.com.br
www.diaglobal.k6.com.br
www.unidadedafe.k6.com.br