Página Principal Comunidade Discussion BoardsQuestõesPaz, Conflitos & GovernoJuventude em conflito Paz, Conflitos & Governo Juventude em conflito

« VOLTAR AO FÓRUM

Guia de Quadro de Discussão Guia do Quadro de Discussão
Perguntas Mais Freqüentes

Autor
Enviar
Junior

União: Feb 2, 2006
Envios: 2
Mensagem Superior: Língua - Travada
Usuário está Offline (Fora de conexão)

Gênero & Idade: Masculino & 27
País: Brasil
Província/Estado: Espirito Santo
Juventude em conflito
November 14, 2006 - 06:24 AM

Amigos,
Me sinto inquieto ao ver o quão grande é a intolerância que reina entre parte da juventude de hoje.
Aqui em Vitória, onde moro, houve neste fimd e semana um famoso carnaval fora de época, e ao invés de festa e animação, as imagens que vão parar nas paginas dos jornais são de brigas generalizadas, uso de drogas, confusões, jovens presos, etc...
Até quando nossos amigos vão continuar se matando?
A violância descabida ocorre por um simples olhar... o outro pergunta com ar de pit bul, "tá olhando o que?", e a briga começa...
Quando vejo isso tudo, penso em uma palavra, EDUCAÇÃO!
É complexa a questão, mas no final da linha, desenboca em educação... é disso que a juventude de hoje precisa, de meios para liberar os hormônios, e nada melhor do que educação, para direcioná-los a melhores práticas!
Paz a todos!
Abraço,
Junior

voltar ao topo  |   link para essa mensagem/ post
Member Profile mollulo PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Elaine Cris C.

União: Dec 29, 2005
Envios: 101
Mensagem Superior: Tagarela
TIG Staff

Gênero & Idade: Feminino, 32
País: Brazil
Província/Estado: São Paulo
Re: Juventude em conflito
November 18, 2006 - 01:16 PM

Junior, tudo bem?
Obrigada pela participação, apareça para protestar e colocar o que te incomoda aqui, esse é o lugar!E trocar idéias também!

Que bom ver pessoas que moram no Brasil e vivem nossos problemas sociais no cotidiano participando desse quadro!

Eu sei muito bem o que sente quando assiste essas manifestações de intolerância e violência! Preconceito também acontece demais!
E Tudo passa pela educação! E por pessoas que possuem sensibilidade suficiente para se sentirem mal com essa situação!

Às vezes dá vontade de desanimar, eu sei, sinto toda essa juventude meio perdida, muitas coisas que não concordo no mundo, na atitude ou na falta de atitude, a superficialidade também dói!!

Enfim, temos que reverter o quadro, por mais difícil que seja, com qualquer tipo de ação, mesmo que seja pequena, se alguns se conscientizam já faz um efeito enorme!

um abraço e obrigada!
Elaine

Member Profile criscasty PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Tania Andreia Félix Mofreita

União: Mar 16, 2007
Envios:

Gênero & Idade: Feminino, 20
País: Portugal
Província/Estado: Braganca
March 16, 2007 - 08:37 AM

olá. tou numa aula de inglês e o nosso assunto de aula tem sido as causas que levam à descriminaçao e os aspectos negativos e positivos da globalização. Eu também estou preocupada com estas situações de desprezo das pessoas"diferentes" beijo formiguinha smilesmilesmile

Member Profile formiguinha PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Teixeira

União: Mar 16, 2007
Envios:

Gênero & Idade: Feminino, 20
País: Portugal
Província/Estado: Braganca
March 16, 2007 - 08:38 AM

A violencia tem vindo a aumentar cada vez mais. por vezes basta dizer uma palavra para se originar uma briga que pode ter consequencias graves. a educação e o respeito para com os outros não existe e isso é necessário pra haver mais paz.

Member Profile taniafatinha PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Adrielle Saldanha

União: Apr 8, 2005

Gênero & Idade: Feminino, 23
Província/Estado: Rio de Janeiro
May 2, 2007 - 11:29 AM

Olá a todos,

A violência infelismente está em toda parte. Seja em países subdesenvolvidos como o Brasil, seja nas grandes potências de hoje.

Discutir a violência nos leva a repensar no que significa esta palavra.

Violência é todo e qualquer ato que venha a atingir de forma não legal qualquer outro ser humano.

Mais o que nós temo a ver com isso? Essa é a grande pergunta que não quer calar.

Se hoje o mundo está assim, se a socidade não se mobiliza em pról da mudança, em busca da paz. O que podemos fazer?

Somos jovens! Sim somos, grande coisa seria se não buscassemos reverter este quadro.

Em muitos lugares desse Brasilzão, posso avistar pequenos sinais de mudança. Grandes sintomas de mudança. Muito se vem fazendo por aí. Cabe a nós buscarmos a direção a seguir.

Somos cerca de 18% da população brasileira. Somos uma quantidade grande, jovem, com garra e sede de mudança.

Para a juventude de hoje é difícil traçar um caminho correto, com tantas outras coisas que nos desvirtuam do caminho do bem.

Me deixa triste ver nas primeiras páginas dos jornais e revistas assuntos que relacionam a juventude com a violência.

Creio que a educação não seja a prioridade em nosso país, posso estar errada...mais vejo a questão social em primeiro lugar.

Não adianta termos pessoas educadas, escolas de qualidade, em fim, senão mudarmos a realidade social de nosso país.

Muita das vezes, as problemáticas relacionadas ao desvio de conduta desses jovens, está relacionado ao social dessa pessoa

De que adianta esses jovens estudarem em escolas de qualidade se em suas casas, suas famílias enfrentam problemas. Muita das vezes esses problemas atingem seus psicológicos...

Tudo isso é lamentável, porém a luta deve ser coletiva.

Member Profile asclive PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
EDUCAPAZ 2004

União: Jun 21, 2004
Envios: 1

Gênero & Idade: Masculino, 60
October 13, 2007 - 08:15 AM

[b]Minhas saudações.
Vivemos tempos tumultuosos, onde a preocupação com a degradação do Eco-Sistema têm levado muitos a lutarem pela preservação do meio ambiente. O aquecimento global aí está, fazendo estragos, e muito pouca coisa têm sido feito, pelo Poder Público, para a solução do problema. A cada dia que passa, o degelamento das calotas polares, o rombo na camada de ozonio, cada vez mais aumenta.

Além de tudo isso, no Brasil, principalmente na periferia das grandes cidades, enfrentamos os problemas da fome, da miséria, do analfabetismo, da violencia, do sectarismo, da discriminação, do racismo social, de cor de raça, e principalmente, o uso indevido de substâncias psicoativas (drogas, álcool e cigarro), que é o flagelo de nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres principalmente e idosos.

Como Educador Social, vivendo na períferia de São Paulo, no olho crítico de area de risco, vendo de perto o flagelo humano, criei o Projeto Educando Para a Paz ( www.educapaz.k6.com.br)

Visitando o Site, www.educapaz.k6.com.br, os senhores e senhoras, que se preocupam com a mudança de comportamento dentro de uma sociedade produtiva, mas com nichos de fome, miséria, violência, etc, podem cooperar com o alavancamento deste Projeto Educando Para a Paz.

Para o desenvolvimento do Projeto Educando Para a Paz, eu quero criar o Instituto Educando Para a Paz, mas para isso necessito de apoio financeiro para tanto, e de pessoas que, de fato se interessem pela luta contra a miséria humana.

Fora da Educação para a Paz, não há uma outra forma para eliminar os problemas sociais gravíssimo que temos. Grupos se formam, devido o capital financeiro que possuem os seus membros, para cuidarem apenas de seus interes, tais como, associações de acidentes aéroviários, catastrofes e outras coisas mais.
Eu preciso de ajuda para colocar este Projeto em Funcionamento. Já faz cinco anos que venho lutando, e agora desejo, antes de passar deste plano espiritual para o outro, ver este Projeto implantado. Dependo de você. Junte-se a mim. Vamos sair da teoria e vamos à pratica. SouVoluntário da Cruz Vermelha Brasileira, Filial de São Paulo; Membro da Anistia Internacional; Conselheiro de Atenção à Droga e Álcool; Educador Social.

Eu agradeço a vossa participação nesta discussão. Vamos Educar para a paz, que custa muito menos do que manter um preso, seja ele menor ou maior de idade.
A Palavra e a Proposta está com vocês.
Presbítero JC Pereira
13 de Outubro de 2007
Franco da Rocha - São Paulo - Brasil

Meu E-mail:
educapaz2004@yahoocom.br
insodes@hotmail.com
presbiterojcpereira@gmail.com

Meus Web Site:
www.educapaz.k6.com.br
www.diaglobal.k6.com.br
www.unidadedafe.k6.com.br

Member Profile educapaz PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
helbert damião

União: Dec 25, 2007
Envios:

Gênero & Idade: Masculino, 23
Província/Estado: Goias
December 26, 2007 - 07:40 PM

É quase impossível se disssociar a questão da violência da questão da educação, mas cabe, talvez, perguntar: que educação ?

Hoje a boa educação é considerada a que prepara para a vida profissional, para ser uma "pessoa de sucesso", se abre mão de um projeto de desenvolvimento pleno do ser humano na busca da criação de mão de obra qualificada.

E nos bares e festas ? Geralmente não são os "bem educados" que iniciam as "confusões". As vezes os conhecimentos obtidos de uma "boa educação" são usados meramente como potenciadores da crueldade.

Deve-se imprimir nos jovens uma boa educação, não uma educação limitadora, com crenças que "justifiquem" uma ordem social vigente, mas sim uma educação ampla que não se limite ao vestibular ou ao mercado de trabalho, uma educação plena que possa possibilitar ao aluno o desenvolvimento amplo de suas habilidades intelectuais e de sua qualidade morais.

Member Profile helbertdamiao PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Elaine Cris C.

União: Dec 29, 2005
Envios: 101
Mensagem Superior: Tagarela
TIG Staff

Gênero & Idade: Feminino, 32
December 27, 2007 - 01:00 PM

Sim, concordo plenamente, hoje a educação de um jovem, de uma criança está voltada para a competição, para ser capaz de competir no mercado selvagem, para disputar!!
Horrível essa sensação!

É triste a realidade, porém é bom saber que existem pessoas questionando esse tipo de educação que recebemos!
Vivemos na sociedade capitalista, do consumo, do lucro. Como resolver isso??
abraço!

Member Profile criscasty PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Junior

União: Feb 2, 2006

Gênero & Idade: Masculino, 27
Província/Estado: Espirito Santo
December 27, 2007 - 05:26 PM

criscasty wrote:

Sim, concordo plenamente, hoje a educação de um jovem, de uma criança está voltada para a competição, para ser capaz de competir no mercado selvagem, para disputar!!
Horrível essa sensação!

É triste a realidade, porém é bom saber que existem pessoas questionando esse tipo de educação que recebemos!
Vivemos na sociedade capitalista, do consumo, do lucro. Como resolver isso??
abraço!

Cris e demais amigos,
A questão é, que educação estamos pretendemos dar a nossas crianças e jovens????

Já está claro que esse modelo de aprendizado que é empreendido hoje não funciona, e talvez até piore a situação...

Fato é que ações isoladas são paleativas, precisamos de programas amplos, que atinjam várias frentes, educação, qualificação profissional, educação moral e religiosa, esporte e cultura...

Acredito que este seja o caminho, ampliar aproposta que temos a oferecer, somente assim conseguiremos atingir os objetivos propostos.

Estamos trabalhando um projeto em parceria com a Petrobrás no municípo da Serra, ao lado de Vitória, que prevê o atendimento integral à família, com ações integradas que vão desde atendimento Odontológico até alfabetização de adultos... Este projeto iniciará suas atividades em Janeiro, e é focado no bairro que já foi considerado um dos mais violentos do Brasil, Central Carapina (ou, como chamam os moradores, "Sossego"wink.
Em breve deixarei detalhes do projeto.

Mas é isso, acredito que somente com ações integradas conseguiremos promover a inclusão!

Forte abraço a todos.
Contem comigo!
Juniorbig grin

Member Profile mollulo PERFIL TIG Messenger MESSENGER TIG
Exposição das mensagens de:

« VOLTAR AO FÓRUM

Pular Fórum:

Tempo/ Vezes GMT-05:00

» Verifique que você já está dentro!